Vencendo a Ansiedade


Ansiedade é a reação que o nosso corpo tem ao stress. É um estado emocional que se caracteriza por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos que geralmente são ruins. É importante salientar que nem sempre a ansiedade é uma doença. A ansiedade em seu lugar habitual de estar, se torna saudável, pois ela é o sentimento que nos impulsiona para realizar projetos, traçar metas e objetivos. O que se torna alarmante é o excesso desse sentimento.

Existe um patamar de intensidade dos sintomas da ansiedade que podem se tornar até mesmo transtornos depressivos, transtornos de personalidade, transtorno de ansiedade generalizada, transtornos mentais, transtorno alimentar, transtorno de pânico, transtorno obsessivo compulsivo, dentre outros diversos tipos de transtornos totalmente prejudiciais ao indivíduo.

O mundo onde vivemos, a busca por espaço no mercado de trabalho, a definição de qual carreira/profissão vamos seguir, o sustento da nossa família, filhos, escola, faculdade, Igreja, ministérios, cuidar da nossa saúde, ter tempo com Deus, ter qualidade de vida, lazer, etc. Diariamente somos bombardeados por inúmeras situações e circunstâncias que acabam gerando em nós um sentimento de ansiedade para que as coisas aconteçam da maneira como esperamos e planejamos.

Quando a ansiedade toma conta de nós, não conseguimos pensar e analisar as situações da maneira correta. Ela toma de nós as verdades do que a Bíblia nos diz e faz com que os nossos medos se tornem verdades absolutas dentro dos nossos corações, impedindo que possamos ver Deus em meio ao caos. E uma das principais características que a ansiedade traz em nós, é que ela nos torna relutantes em obedecer a voz do Espírito Santo, nós perdemos a confiança e a segurança Nele, não conseguimos senti-Lo de maneira que possamos descansar.

O que eu gostaria de falar a respeito da ansiedade é que não existe uma fórmula mágica para vencê-la. Desculpe decepcioná-lo se você veio aqui para receber uma resolução pronta para os seus problemas com ansiedade.

Por outro lado, gostaria de te dizer que é possível sim vencermos esse sentimento que tem nos abatido. Em primeiro lugar eu diria que precisamos passar por uma renovação da nossa mente, uma mudança completa de mentalidade para que possamos passar a entender que tudo o que vivemos aqui é passageiro, é rápido, não é eterno, terá fim. A nossa ânsia em buscar as coisas deste mundo tem nos cegado, tem nos feito reféns das circunstâncias contrárias à nossa vontade terrena. Somos estrangeiros vivendo de passagem à caminho do lar.

Em segundo lugar eu gostaria de lhe receitar um SANTO remédio para acabar de uma vez por todas com a sua ansiedade: A BÍBLIA.

Filipenses 4:6,7 - "6.Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
7.E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." - Entregar as nossas preocupações e aflições em oração ao Senhor, e descansar na paz que vem Dele para os nossos corações.
1º Pedro 5:7 - "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." - Que promessa gloriosa temos para nos fazer descansar. O Senhor é quem cuida de nós, das nossas vidas, das nossas fraquezas, é Ele quem se faz presente em nossas aflições, é Ele quem estende as Suas mãos para nos segurar e não nos deixar cair. É Ele quem nos mostra o caminho, a direção. Precisamos lançar sobre Ele tudo aquilo que tem nos tirado a paz.
Mateus 6:34 - "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." - Viva o hoje, pense em ser hoje aquilo que o Senhor te criou para ser, pense em fazer a Sua vontade neste dia que Ele te concedeu, viva para a honra e glória do nome Dele. Isso não significa não se "preocupar" com o futuro, não significa abandonar os seus projetos. Significa saber e descansar sabendo que é a vontade do Senhor que é a boa, perfeita e agradável para todos os nossos dias, é saber que o planejar é nosso, mas o realizar é Dele. O dia de amanhã pertence àquele que criou todos os outros dias, dê o seu melhor a Ele.
Mateus 6:31-33 - "31.Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
32.Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
33.Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." - O Senhor sabe e conhece mais do que nós mesmos das nossas necessidades, e sabendo disso cuidará de cada um desses detalhes de maneira especial e singular.

Quando deixarmos de priorizar aquilo que não é prioridade em nossas vidas, entenderemos quais são os planos de Deus para as nossas vidas enquanto estivermos aqui. Ele nos criou para louvor do nome Dele, Ele enviou o Seu único filho para morrer pela espiação dos nossos pecados, nos deu vida, nos deu chance de viver. Portanto, Ele cuidará de nós até o dia em que Ele vier nos buscar para morar com Ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Josué 10:12-14 - Interpretando as Escrituras

Música do Mundo?

A Igreja e o Meio Ambiente