O Jovem e a Universidade


Vai chegando final de ano, os vestibulares se aproximam, aquela difícil decisão de escolher qual será a nossa profissão para o resto das nossas vidas (ao menos teoricamente), a cobrança da família, dos amigos, do colégio, de todos à nossa volta. É um período bem delicado e eu diria que até conturbado das nossas vidas. Porém, se bem aproveitado, ele pode ser um período que pode se tornar um divisor de águas também.

Talvez você esteja nesse momento da sua vida, ou até mesmo já tenha passado por ele de uma maneira que você não gosta muito de se lembrar. A Universidade traz consigo uma infinidade de novas situações, de boas oportunidades, e de muitas oportunidades ruins também. Ela nos abre novas portas, fecha outras, nos leva a conhecer pessoas incríveis, outras nem tanto e outras que teria sido melhor nem conhecermos (risos). 

É literalmente um universo paralelo. Quem já passou por lá sabe que existem vários lemas para quem entra na Universidade, e um deles diz que o que acontece na Universidade, fica na Universidade. O que nos leva a crer que nem tudo que acontece lá segue um "padrão de normalidade" que talvez estivéssemos acostumados do lado de fora. Portanto, cabe a nós julgarmos e absorvermos aquilo que realmente nos acrescentará coisas verdadeiramente positivas para o nosso futuro. 

Por muitas vezes e para muitas pessoas, a Universidade tem se tornado um ponto de encontro para festas, para organizações de eventos, churrascos, "esquemas", etc. Tudo menos usufruir da Universidade para aquilo que ela foi criada que é ensinar, nos fazer crescer intelectual e profissionalmente, e também nos ajudar a crescer como cidadãos. Não estou aqui para dizer que não podemos ter momentos para relaxar e espairecer juntos com os amigos que fazemos lá também. Sim, a Universidade também nos permite experimentarmos desses momentos. Porém, não podemos fazer desses momentos aqueles que mais tomam o nosso tempo dentro do período em que estamos lá para estudar. 

Gostaria de deixar aqui dois textos para nos fazer pensar um pouco:

1º Coríntios 6:12 - "Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine." - Este talvez seja um dos mais clássicos textos do apóstolo Paulo. Como dissemos no início desse artigo, a Universidade está inserida em um universo paralelo, onde vemos de tudo acontecer. Muitas vezes somos convidados, influenciados e até mesmo intimados a participarmos de diversas situações. Cabe a nós entendermos o nosso objetivo e motivo de estarmos ali. Convém que façamos? Irá nos acrescentar algo em nosso principal objetivo de termos ingressado em uma Universidade? Se as respostas para essas perguntas forem sim, então faça. Mas se por ventura você tiver dúvida, esse é o primeiro indício de que você não deve fazer.

Colossenses 3:23-24 - "23. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, 
24. sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo." - Quando vivemos a nossa vida de maneira a glorificar o nome do Senhor em TUDO aquilo que nos propomos a fazer, a nossa margem de erro diminuirá consideravelmente. Se a minha vida está sendo vivida com o melhor que eu posso ser para o Senhor, significa que as minhas decisões serão tomadas pensando naquilo que eu posso dar de melhor para Ele também. Assim, ficará muito mais fácil de acertar o alvo. Viver cada um dos nossos momentos dando o nosso melhor, como se Deus estivesse nos assistindo (e Ele está), nos fará alcançar lugares tão altos como jamais imaginamos que seríamos capazes.

E para encerrar, pense em seus pais, no esforço que eles precisaram fazer para que você chegasse até aqui. Ou então, pense em você mesmo, no duro que você deu para conquistar essa vaga, para superar outras milhares de pessoas e ser aprovado. E se você nunca pensou nisso, ainda há tempo, comece agora a valorizar essas coisas que te fizeram chegar até onde você chegou, passe a partir de agora a viver sua vida o tempo todo para a glória de Deus, e então verá os benefícios disso em seu futuro. 

E para você que está lendo este post e nem sabe qual será o seu futuro ainda, nem sabe se conseguirá entrar em uma Universidade, saiba que aquilo que Deus tem pra você é muito melhor e maior do que qualquer um dos seus planos. Isso não é papo pra "boi dormir" não, isso é a mais pura e simples realidade. Somos limitados demais, enxergamos apenas o aqui e o agora, não podemos ver e saber das grandes coisas que apenas um Deus onisciente é capaz de saber. Creia NELE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantar, regar, crescer e colher!

Música do Mundo?

(IN)TOLERÂNCIA RELIGIOSA