Música do Mundo?


Será que você já foi questionado sobre ouvir ou não músicas "do mundo"? Será que existem músicas em outros planetas? Será que a Bíblia nos proíbe ou nos permite escutarmos essas músicas? Eis a questão... 

A Bíblia é um manual de instruções para as nossas vidas enquanto estivermos vivendo nessa terra. Elas nos guia e nos direciona, nos traz a luz que precisamos para seguirmos o caminho. Caminho esse que nos leva até a Salvação por intermédio de Cristo Jesus. Talvez nós não encontraremos uma referência exata que condene ou que dê a permissão necessária para que nós escutemos músicas "do mundo". 

O fato é que, a partir do momento em que nós classificamos todo tipo de música que não saiu de uma pessoa que diz professar a mesma fé que a nossa como uma música mundana e que não tem legalidade para ser ouvida, precisamos colocar em um mesmo "pacote" os filmes e séries que assistimos que não foram criados pelas mãos de um cristão, os livros, poemas, poesias, quadrinhos, textos e artigos que lemos e que não foram escritos pelas mãos de um cristão, os lugares onde frequentamos que não pertencem a um cristão, as comidas que comemos que não vieram das mãos de um cristão, as roupas que vestimos que não foram confeccionadas por um cristão, etc. 

O que nós precisamos realmente nos preocupar ao absorver qualquer tipo de informação, seja ela através de uma música, de um filme, de um livro, das mídias sociais ou qualquer outro tipo de referência que temos, é o conteúdo que essas coisas estão nos trazendo, é o que elas estão acrescentando para nós. Fere os princípios que foram instituídos por Deus em Sua Palavra para as nossas vidas? É essa a pergunta que você deve se fazer antes de consumir qualquer tipo de informação. 

Vejamos o que a Bíblia nos ensina acerca deste tema:

Filipenses 4:8
"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." 

1º Coríntios 6:12
"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine." 

Esses são dois textos onde o apóstolo Paulo nos leva a ponderar sobre as situações, onde somos incentivados a avaliar se aquilo que temos a oportunidade de fazer nos trará algum tipo de edificação, considerando que estamos aqui para focar a nossa existência em tudo aquilo que é eterno e nos leve em direção ao Pai. Não ser dominado por situações e tendências que o mundo impõe e que não nos trazem nenhum tipo de proximidade com o Reino de Deus. Portanto, "...aquilo que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.". As nossas vidas precisam estar voltadas para estas coisas, é isso que nos trará edificação, é isso que nos convém fazer. 

Porém, gostaria de deixar aqui uma ressalva: não se engane, pois nem tudo o que ouvimos pensando "ser de Deus", vem realmente de Deus. O "mercado gospel" em muitas de suas canções têm propagado mensagens de ódio, de rivalidade, revanche, mensagens que nos incentivam a humilhar aqueles que nos humilharam, de nos exaltar diante do fracasso alheio. Então, nem tudo o que vem de "cristãos", fala de Cristo. Em contrapartida, muitas músicas que vêm de compositores e cantores considerados "mundanos", nos incentivam a amar e estender as mãos para o nosso próximo. 

A intenção deste artigo não é de te influenciar a deixar de ouvir as músicas compostas por compositores e cantores cristãos e passar a ouvir e cantar músicas vindas de fontes seculares. O nosso objetivo é de te incentivar a buscar a cada dia estar mais próximos e de ser mais parecido com Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantar, regar, crescer e colher!

(IN)TOLERÂNCIA RELIGIOSA