A Igreja e o Meio Ambiente


Nos últimos meses o assunto "meio ambiente" veio à tona com bastante força e comoção no Brasil e em todo o mundo por conta das queimadas que aconteceram na Amazônia, fazendo com que muitas pessoas acabassem se sentindo de certa forma  "donas" de um pedacinho daquela lugar. Diversas postagens nas mídias sociais, matérias em jornais e em programas de TV, foram feitas com objetivo de escancarar a realidade do que estava acontecendo. Algumas tendenciosas, claro, e outras com a intensão de ajudar e encontrar uma solução para o caso.

A bola da vez agora são as praias do nordeste atingidas por manchas de petróleo no oceano. Segundo o Ibama, 200 praias em 77 municípios e 9 estados do Nordeste foram atingidas, totalizando 2.250 quilômetros. E de fato essa é uma questão que nós precisamos nos preocupar e também nos envolver de maneira tal a ajudar que se encontrem soluções para que se resolvam esses casos. 


Mas eu gostaria de deixar alguns questionamentos mais simples e rotineiros, situações do nosso dia a dia para nos fazer pensar em relação àquilo que envolve o meio ambiente: o que nós temos feito em nossas próprias casas para a preservação do meio ambiente? E na nosso bairro e cidade? Será que não poderíamos estar colaborando de maneira mais eficiente para mantermos a nossa cidade mais limpa? E aquele papelzinho de bala ou aquela garrafinha de água que arremessamos pela janela do carro no nosso passeio, será que não poderia ser evitado? 

Vejamos o que a Bíblia nos revela a respeito desse tema: 

Salmos 24:1,2

1. Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem;

2. pois foi ele quem fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre as águas. - A princípio já entendemos que todas as coisas, absolutamente tudo foi criado por Deus, Ele deu a vida, Ele quem formou e permitiu que todas a coisas viessem a existir. A partir disso, já podemos entender o tamanho da nossa responsabilidade, temos em nossas mãos a missão de cuidar da maneira correta de tudo àquilo que Deus criou. 

Gênesis 2:15
O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. - Aqui mais uma vez vemos a responsabilidade que está sobre nós em relação ao cuidado e ao cultivo daquilo que Deus criou, somos responsáveis pela preservação dessas coisas. 

Vemos também um interessante fato envolvendo Abraão. Ele teve dentro de si a preocupação de pensar nas futuras gerações: Gênesis 21:33 - “Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do SENHOR, Deus Eterno”. Interessante ver que Abraão, mesmo já em idade avançada, ainda veio a se preocupar em plantar tamargueiras, e isso, mesmo sabendo que ele mesmo muito provavelmente nem chegaria a comer dos frutos dessas árvores. Ele fez isso como uma forma de simbolizar a sua aliança e o seu cuidado com as futuras gerações que habitariam naquele lugar. 

Há vários momentos na Bíblia em que Deus nos ensina claramente a respeito do cuidado com a meio ambiente, há diversas situações em que Deus nos mostra como devemos proceder em relação a esse cuidado que devemos ter. E além de cuidado, precisamo cultivar amor em nós pelas coisas que vêm do Senhor, amar a Sua criação significa amar ao Criador de todas as coisas. 

Precisamos ter a consciência de que habitamos em um lugar que não nos pertence, porém, que fomos encarregados de cuidar. Seja um exemplo na sua casa, para os seus filhos, comece a mostrar que você se importa com o meio ambiente porque foi Deus quem o criou, entenda e viva baseado na importância de preservar a criação do Pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plantar, regar, crescer e colher!

Música do Mundo?

(IN)TOLERÂNCIA RELIGIOSA